logo
Ilustrador juazeirense faz sucesso nas redes sociais

Basta uma rápida olhada pelos desenhos de Henrique Moonstar para identificar inúmeras referências a obras conhecidas mundialmente. Personagens e histórias da TV e do cinema inspiram o jovem artista visual, que integra o Coletivo Estação 9 e participa da Feira Cariri Criativo, onde comercializa seus produtos. Filmes e séries como “Harry Potter”, “Pequena Miss Sunshine”, “Os Goonies”, “Doctor Who”, “Game of Thrones” e “Anne with an E” já foram eternizados pelos traços do ilustrador, que também une em seu trabalho críticas sociais e reflexões acerca da vida.

Ainda durante a infância, Henrique reproduzia seus desenhos favoritos no papel. É na folha comum em que normalmente ele inicia seus esboços. “Eu gosto de transformar meus pensamentos e opiniões em desenhos. Tanto que minhas primeiras tirinhas acabavam transmitindo muito dos meus sentimentos, sonhos etc”, relata. Quando postou sua primeira tirinha no Facebook, há cerca de cinco anos, surgiu o nome artístico “Moonstar”, em referência aos personagens de sua ilustração: enquanto um tinha uma estrela em sua cabeça, o outro possuía uma meia lua. Moonstar, portanto, nasceu da junção dos dois nomes (moon – lua / star – estrela).

O próprio Henrique é um personagem fixo em suas ilustrações. Ele aparece em quase todos os desenhos que, em sua maioria, trazem o universo dos oceanos. O interesse pelo tema tanto é resultado da admiração por histórias aquáticas, entre elas o filme “Ponyo – uma amizade que veio do mar”, como também de sua paixão pela água e a vontade de nadar – vontade esta que foi interrompida por conta de um acidente. “Nunca aprendi a nadar, mas gostaria de saber. Sou um peixe que não sabe nadar. Por esse motivo, eu criei as tiras sobre um garoto que acha que é um peixe explorando o fundo do mar”, explica.

“Acho que a arte sempre esteve presente na minha família, mas fui o único que resolveu levar isso a sério e ter como profissão”, conta Henrique, ao dizer que sua mãe, que desenhava e pintava com ele quando era criança, foi uma de suas primeiras referências. Hoje, o artista destaca que seu trabalho preferido é seu Trabalho de Conclusão de Curso, feito em quadrinhos e apresentado na conclusão de sua graduação em Artes Visuais, na Universidade Regional do Cariri (Urca). Para projetos futuros, ele conta já possuir alguns roteiros de quadrinhos para desenhar e, quem sabe, ter sua própria loja. “Navegar por novos mares talvez seja o que eu mais precise neste momento”, finaliza.

Confira alguns desenhos de Henrique:

Visualizar esta foto no Instagram.

Os tubarões estão no poder. #umpeixecomumdesejosecreto #draw #drawing #arte #art #cor #color #artista #artwork #artbr #desenhando #desenho

Uma publicação compartilhada por Henrique Moonstar (@moonstarmore) em

Visualizar esta foto no Instagram.

E seus demônios #draw #drawing #artista #artist #arte #art #artwork #desenhando #desenho #artebr

Uma publicação compartilhada por Henrique Moonstar (@moonstarmore) em

Escrita pelo jornalista Joaquim Júnior, a matéria foi publicada originalmente na última edição do Jornal do Cariri, publicada na terça-feira (19).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade