É tempo de alegria! Este é o tema que move o 11º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que, entre 06 de agosto e 03 de setembro, leva espetáculos ao encontro de crianças de FortalezaSão Gonçalo do Amarante (Praia do Pecém), CaucaiaMorada NovaItapipoca e Maracanaú. Debates em escolas e seminário virtual para educadores com o tema “Arte e Educação” completam a programação desta edição. Todas as atividades têm acesso gratuito. A programação do evento pode ser consultada no site www.festivaltic.com.br.

Nos palcos de teatros, praças e escolas serão 55 sessões de espetáculos apresentados por 11 atrações do Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. São artistas que vão compartilhar seu “tempo de alegria” com o público, formado por crianças, desde a primeira infância, até os adultos. Como diz o diretor do TIC, Emídio Sanderson, “é uma alegria estar de volta e com o público presente”.

Luiza Nobel. Foto: Divulgação

Do Ceará, o festival leva aos palcos Cia Prisma, com o espetáculo “João Sortudo”; Coletivo WE com “Para onde vão as meias quando elas desaparecem?”; grupo Dona Zefinha, apresentando “O Circo sem teto da lona furada dos Bufões”; Grupo Blitz, com o novo trabalho, “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício”, esquete teatral que aborda o tema da reutilização de materiais recicláveis, criado especialmente para o TIC, como resultado da parceria com a Enel; Grupo Galhofo em “O Galinheiro de Bragança”; cantora Luiza Nobel, com o show “Luiza Nobel para crianças”, que estreou em 2021 na 3ª edição do Cine MIAU; e Pavilhão da Magnólia, estreando “Experimento – Como nascem as famílias”. Juntam-se aos cearenses na programação do 11º TIC: Cia Lumiato (DF), Duda Maia (RJ), Sobrevento (SP) e Zé Regino (DF).

SESSÕES ABERTAS AO PÚBLICO

A programação de espetáculos abertos ao público do 11º TIC começa por Fortaleza nos dias 6 e 7 de agosto (sábado e domingo), com apresentações no espaço Arena Dragão do Mar, no Teatro Dragão do Mar e no Teatro B. de Paiva, no Centro Cultural Porto Dragão. Para os dois teatros, a retirada antecipada será de até dois ingressos (gratuitos) por CPF, um dia antes de cada espetáculo a partir das 15h na plataforma Sympla. Se não estiverem esgotados, os ingressos serão disponibilizados também nas bilheterias dos teatros antes do início dos espetáculos. O TIC disponibilizará serviço gratuito de valet (manobrista com estacionamento) para os 50 primeiros carros mediante apresentação de ingresso virtual do festival. O serviço de valet será no estacionamento da Praça Almirante Saldanha, ao lado do posto policial.

No espaço Arena Dragão do Mar, o TIC terá, além dos espetáculos, uma programação especial das 16h às 20h. Nos dois dias, o festival terá uma Feira de Troca de Livros e Brinquedos e uma Feira de Comidinhas. Das 16h às 18h30, o mascote do Cine Miau, DJ Miau, visita o TIC, seu festival “irmão”, já que ambos – TIC e Cine Miau – são “crias” de Osiel Gomes e Emídio Sanderson, diretores da Invento Produções. No local, numa ação do Dragão do Mar, haverá também, nos dois dias, a feira Fuxico no Dragão, que reúne empreendedores de produtos criativos. No sábado, das 16h às 19h, o TIC realiza a Oficina de Brinquedos Reciclados com Simone Barreto. Já no domingo, das 15h às 18h, numa ação do Dragão do Mar acontece no local o projeto Brincando e Pintando no Dragão, com brincadeiras e atividades lúdicas para crianças de todas as idades. O parquinho do Dragão está liberado.

“O Circo Sem Teto”, espetáculo do grupo Dona Zefinha. Foto: Alex Hermes

Para a programação no Centro Dragão do Mar e no Porto Dragão, o público do TIC precisa apresentar o passaporte vacinal e o documento de identificação com foto. Para pessoas com idade a partir de 12 anos é preciso apresentar o comprovante da 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante). A medida é em respeito aos protocolos para enfrentamento ao coronavírus.

Em Caucaia, o TIC estará no dia 12/08 (sexta-feira) na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, com espetáculos a partir das 18h30. No dia 13/08 (sábado) leva programação ao Pecém, em São Gonçalo do Amarante, com espetáculos na Praça da Matriz a partir das 18h. No domingo, 14/08, é a vez do público de Morada Nova conferir as apresentações do TIC, a partir das 19h30, na Praça da Matriz. No final de semana seguinte, o festival chega a Itapipoca, e apresenta espetáculos nos dias 20 e 21/08 (sábado e domingo), a partir das 18 horas, na Praça da Prefeitura. Encerrando a programação aberta ao público, o TIC estará no dia 03/09 (sábado) em Maracanaú, com espetáculos a partir das 18h30 na Praça da Estação.

Serviço

11º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará

Data: 06 de agosto a 03 de setembro

Locais: Fortaleza (06 a 01/08/2022), São Gonçalo do Amarante (08 a 13/08), Caucaia (09 a 12/08), Morada Nova (14 a 16/08), Itapipoca (18 a 21/08) e Maracanaú (01 a 03/09).

Mais informações: www.festivaltic.com.br.

Programação gratuita