A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e do Geopark Araripe, apresentou oficialmente o holótipo fóssil Mesoproctus rowlandi, recentemente repatriado da Irlanda do Norte. O material, com mais de 100 milhões de anos, foi entregue à URCA em cerimônia realizada no Chile e passou a integrar o acervo do Museu, em Santana do Cariri. A peça ficará exposta ao público em Crato nesta segunda-feira (13) e seguirá para Santana do Cariri, onde terá exposição permanente a partir de terça-feira (14).

Participe do grupo da Plus FM no WhatsApp

A repatriação foi coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e Geopark Araripe, com apoio da Procuradoria-Geral da República e colaboração do Serviço Geológico do Reino Unido, do Geopark Mundial da UNESCO Cuilcagh Lakelands e do Governo do Estado do Ceará. A solenidade contou com a presença de estudantes, professores, pró-reitores da universidade, a vice-prefeita de Santana do Cariri, Bibiana Sampaio, o Secretário de Turismo do Crato, Antonio Morais, e a vice-reitora da URCA, Professora Socorro Vieira.

Inscreva-se no canal da Plus FM no Telegram

O reitor da URCA, Carlos Kleber de Oliveira, destacou o esforço da universidade para garantir a repatriação e lembrou de outros fósseis devolvidos de países como França, Alemanha, Itália e Inglaterra. Ele ressaltou a importância do trabalho dos pesquisadores para identificar a origem do material e a competência técnica da equipe da URCA, com devidos registros judiciais. Participaram ainda da solenidade, de forma presencial e virtual, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, o geólogo Artur Sá, presidente da rede mundial de geoparques da UNESCO, o secretário Nacional da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, o procurador da República Régis Primo e o representante do Ministério das Relações Exteriores, Marco Antônio Nakata.