Durante audiência pública “Graduação em Cinema e Audiovisual na UFCA”, na última sexta-feira (22), o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Silvério Freitas, anunciou que a instituição ganhou recursos para criação da licenciatura em Cinema e Audiovisual, que poderá ser ofertada no Sisu 2027. De acordo com a universidade, apesar do anúncio dos novos códigos de vaga, a futura licenciatura em cinema e audiovisual da UFCA ainda precisa ser formalmente criada, o que envolve aprovar o projeto no Conselho Universitário (Consuni/UFCA) e conquistar a autorização de funcionamento.

Participe do grupo da Plus FM no WhatsApp

A audiência pública foi articulada por docentes ligados ao Instituto Interdisciplinar de Sociedade Cultura e Artes (IIsca/UFCA), liderada pelos docentes Rodrigo Capistrano e Isadora Rodrigues (ambos do curso de jornalismo), além da professora do curso de design, Adriana Botelho.

De acordo com o professor Rodrigo Capistrano, o curso de cinema e audiovisual da UFCA é um desejo antigo da universidade, que remonta ao ano de 2014, quando o IIsca/UFCA foi criado. “Na região Nordeste, em universidades federais, apenas a cidade de Cachoeira-BA abriga um curso de cinema e audiovisual. Essa rede de interiorização precisa ser ampliada e acreditamos que a UFCA, uma das mais jovens universidades federais do país, reúne as condições necessárias para abrigar esse curso”, disse.

Inscreva-se no canal da Plus FM no Telegram

Segundo o reitor da universidade, a pauta de criação do futuro curso de licenciatura em cinema e audiovisual da UFCA foi debatida na última semana na Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). “Sou um entusiasta desse curso [de cinema]. Eu creio que ele tem um grande potencial. O Cariri exala cultura, então, eu vejo que é um curso que tem tudo para ser um sucesso”, acredita Silvério.

Com informações da Universidade Federal do Cariri (UFCA).