Em tempo de distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus COVID-19, o projeto Encontro Mestre&Aprendiz não pôde ocupar sua casa sagrada: o palco do Teatro Tapera das Artes. Mas surge um alento!

Em parceria com o Governo do Estado Ceará através da Secretaria da Cultura e TV Ceará, o “Encontro Mestre&Aprendiz – No palco e na vida”, virou programa de tv com uma série de 16 episódios, agora levando para a casa dos mais de 4,5 milhões de telespectadores.

O programa é um compilado das quatro edições, propondo uma retrospectiva de “Temperando Cravos”, “Tocando ffortíssimo”, “Contraponto Harmônico”, “Almas Gêmeas”, em um quadrado mágico de 12 tempos, um trivium da vida musical em Aquiraz, onde o terreno é fértil e há água boa logo adiante.

O Encontro Mestre&Aprendiz propõe diálogos abertos com grandes mestres da música brasileira, e, com o apoio cultural da Enel, o projeto é uma realização do Centro de Pesquisa e Difusão a Arte – Imaginário em parceria com a Tapera das Artes.

A cidade de Aquiraz recebe, em cada edição do encontro, uma série de concertos de música de câmara, com ações mensais no Teatro da Tapera das Artes, proporcionando a formação de plateia e o aprimoramento da ausculta musical do público presente. Além dos concertos, o projeto realiza encontros artísticos pedagógicos dos mestres brasileiros envolvendo 4200 crianças, adolescentes e jovens de vários municípios do Estado do Ceará, proporcionando vivências com a música de concerto, em diálogo com o regionalismo musical expressado na cultura cearense.

Desde 2015 se revela “Um manancial cultural do Brasil”, que reverbera uma produção intelectual rica vinda da musa ancestral, folclore e da cultura popular, com influências da música renascentista à Zé Côco do Riachão; Villani-Côrtes à Villa-Lobos; de Humberto Teixeira à Joachim Koellreutter; Luiz Gonzaga à Ludwig Van Beethoven, do Sul brasileiro ao norte, nordeste, da África ao eco musical de cada mundo sonoro, pois um mestre da história de ontem acende o sentir dos mestres contemporâneos e nossos aprendizes os futuros mestres. Trata- se de Encontro de Culturas no tempo espaço de outros tempos e novos tempos. E, dentro desse contexto revelador, o projeto teve a oportunidade de ver surgir o Instrumental Sardo e o Grupo CataVento, que têm à frente o mestre e músico Fernando Sardo que, ao longo da realização do Encontro Mestre&Aprendiz, interagiu com alguns mestres como com o maestro, violista, compositor e maestro, Jeziel Pousa Correa de Paiva,  Hermeto Pascoal, Benjamin Taubkin e Marlui Miranda.

Em tempo de Pandemia, o tece no ano de 2020 uma brusca interrupção. Subitamente, uma quebra de paradigma.

Repensar a continuidade no processo de formação de público, com o Projeto Encontro Mestre & Aprendiz realizado em 4 anos na Tapera das Artes, foi importante ver uma linguagem contemporânea que garantisse o objetivo em se manter ricas trocas, entre artistas e mestres da música e arte-educação, reconhecidos e consagrados no cenário nacional e internacional, para ministrar e promover vivências artístico-pedagógica, entre o grupo de professores e alunos de mais de 26 Instituições do Estado do Ceará, inseridas na Plataforma Sinfonia do Amanhã. Foram vários diálogos abertos entre si, com uma rica programação de diversas riquezas musicais e artísticas na programação cultural que se realizou na Tapera das Artes.

Apresentar uma retrospectiva dos 4 anos do Encontro Mestre&Aprendiz,  tem o propósito de ampliar o alcance do público garantindo qualidade e foco no artístico-pedagógico, musical e cultural, que os Encontros estabelecem em loco.

Compartilhar estes incríveis momentos e vivências experienciadas em Aquiraz é um ato renovador nesse novo processo de quebra de paradigma.

Aproximar uns dos outros, trazendo para dentro das casas nosso conceito de que música é também um ato de amor, transforma, agrega e emociona pessoas, nos coloca próximos do público, com o melhor que oferecemos ao longo desses últimos anos. Desta forma, construir um público novo, dar visibilidade no trabalho que nos últimos anos vem sendo desenvolvido e realizado no Centro Cultural Tapera das Artes de Aquiraz.

“Encontramos na TVC uma parceira importante para dar voz, a grandiosidade da música formativa, arte e cultura vivenciados nos 4 anos do Encontro Mestre & Aprendiz, veiculando em seu canal, uma série de 16 Programas de TV com forte repercussão na Capital e Municípios do Estado do Ceará. Com certeza reverberando em circuito nacional e no exterior, de forma significativa”, reforça o maestro Ênio Antunes, diretor artístico-pedagógico do projeto, que idealizou o acesso da troca desses saberes, propondo aos mestres, professores e educadores que desenvolvem seu saber educativo pelo viés da música meta educação, para vivenciarem trocas com o que tem, com outros conteúdos que não lhes pertencem.

Esse conceito reverbera com grande impacto no processo de crescimento e desenvolvimento dos alunos de cada mestre, professor, educador.

Trazer para o acesso dos aprendizes e seus mestres, enquanto integrantes de uma ação propositiva no fazer, ouvir e aprender música, o bem do outro.

Aprender a aprender aquilo que necessita realizar e transferir, ouvindo o que escuta, compreendendo o que lê e escreve, enxergar o que vê, transcender o que sente e saber cuidar do bem do outro, a partir de seu próprio bem, a vida.

Para tanto, o conceito educativo tece no foco de formar e capacitar o corpo docente e discente do Programa Tapera das Artes de Cultura Um Toque de Classe, então abrir diálogo com o outro.

O maestro Ênio Antunes abriu diálogo com artistas e educadores do seu nicho de estudo e pesquisa e com artistas do seu ambiente profissional e com aqueles que o cercavam.

Apresentou a ideia de troca cultural oferecendo um território cultural novo para seus convidados, “O regionalismo musical na cultura cearense”, como objeto de estudo acolhedor. Em troca a vivência dos mestres convidados, até então, intocáveis.

O poder de convencimento do maestro para seus convidados é  “Afeto e atenção para o encantamento dos sentidos, no crescimento e desenvolvimento humano a partir da verdade de cada um com sua arte: comigo mesmo, com o outro, com o grupo e com o espaço”, afirma Ênio Antunes.

Datas de exibição do Programa Encontro Mestre&Aprendiz – No Palco e Na Vida

(TV Ceará canal 5 – 28 UHF digital I Youtube: https://www.youtube.com/c/TVCearáHD )