Projeto leva internet e energia solar a escolas públicas em regiões remotas do Brasil
Ação é financiada com recursos do Leilão 5G e gerida pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas

Crianças em escola atendida pelo Aprender Conectado. Foto: Divulgação
29/07/25 14:20
A conectividade chegou de vez às escolas públicas brasileiras. O projeto Aprender Conectado, gerido pela Eace (Entidade Administradora da Conectividade de Escolas), ultrapassou neste mês a marca de cinco mil escolas públicas conectadas à internet de alta velocidade em todas as regiões do país. E o avanço não para por aí: a iniciativa também está levando energia solar a mais de mil escolas localizadas em áreas remotas ou sem acesso à rede elétrica tradicional.
Participe do grupo da Plus FM no WhatsApp
Com foco no uso pedagógico da tecnologia, o Aprender Conectado entrega infraestrutura de rede dedicada, conexão segura e suporte técnico durante 24 meses para garantir que a internet chegue até dentro das salas de aula, de forma estável e contínua. A proposta é garantir que estudantes e professores possam acessar plataformas digitais, conteúdos online e ferramentas de aprendizagem com qualidade, independentemente da localização da escola.
Inscreva-se no canal da Plus FM no Telegram
Além da conectividade, o projeto também está promovendo a autonomia energética em escolas de regiões isoladas, por meio da instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica. Essa solução garante que mesmo em comunidades onde não há acesso à eletricidade convencional, a escola possa funcionar plenamente, com internet e energia limpa, sustentável e permanente.
“Levar internet a 1.147 escolas sem energia elétrica exige soluções criativas e estruturantes. Por isso, além da conectividade, o Aprender Conectado entrega também sistemas solares completos, garantindo o funcionamento pleno da escola conectada”, afirma Flávio Santos, diretor-geral da Eace.
O Aprender Conectado integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, uma das ações prioritárias do Novo PAC do Governo Federal. O programa, que utiliza recursos do Leilão 5G, é coordenado pela Eace e tem como meta conectar 38 mil escolas públicas até o final de 2026.
Publicidade
Recomendadas para você
Publicidade
Publicidade