“As Cadeiras” nasce do desejo profundo de seguir fazendo teatro durante a pandemia, tanto de Marco Nanini, como de Fernando Libonati e Camilla Amado (1938-2021), cujo trabalho acabou sendo o derradeiro ato de uma trajetória intensa dedicada aos palcos.

Com a incerteza de quando seria possível reencontrar o público, Nanini, Camilla, Fernando e a equipe começaram a fazer leituras e ensaios virtuais em 2020 e, com o prolongamento da pandemia, resolveram que apresentariam a obra em dois formatos: ao vivo e gravado. Filmaram o espetáculo no turbulento janeiro de 2021.

Participe do grupo da Plus FM no WhatsApp

O resultado é o “teatro na tela”, em que, através de recursos do audiovisual e um texto universal, a história é contada com o que há de mais precioso no teatro: os intérpretes. Infelizmente, Camilla faleceu pouco tempo após a conclusão das filmagens. Semanas antes de morrer, ela conseguiu assistir ao resultado do último registro de sua brilhante e irretocável trajetória como atriz.

Ambientada em um farol, numa ilha qualquer do planeta, “As Cadeiras” coloca em cena um casal de idosos que espera ansiosamente por seus convidados para, no momento certo, revelar a uma plateia imaginária sua mensagem ao mundo. É quando os dois deixam aflorar alienação, isolamento, solidão, tédio e uma busca desesperada para entender a humanidade.

Inscreva-se no canal da Plus FM no Telegram

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cineteatro São Luiz (@cineteatrosaoluiz)

A obra será projetada no telão do Cineteatro São Luiz com sessão nos dias 24 e 25 de março, às 19h. Na sexta (24), após a sessão, será realizado um bate papo com presença do diretor Fernando Libonati, das artistas Fran Teixeira e Andreia Pires, além do jornalista Edilberto Mendes.

No sábado (25), antes de iniciar a exibição de “As Cadeiras”, Marco Nanini estará no Cineteatro São Luiz para uma tarde de autógrafos da sua biografia, “O Avesso do Bordado”, escrita por Mariana Filgueiras. O livro apresenta a história dos quase sessenta anos de carreira do ator.

Serviço

“As Cadeiras” no Cineteatro São Luiz

Dia 24 de março (sexta)
19h – Exibição da obra audiovisual “As Cadeiras”
A sessão será seguida de debate com presença do diretor Fernando Libonati, além da artista Andreia Pires, do jornalista Edilberto Mendes e da artista Fran Teixeira.

Dia 25 de março (sábado)
17h – Tarde de Autógrafos do livro “O Avesso do Bordado”
19h – Exibição da obra audiovisual “As Cadeiras”

Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Classificação indicativa: 12 anos
Valores da Exibição: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas: online e presencial
Funcionamento da bilheteria: de terça a sexta, das 9h30 às 18h; e no sábado, das 9h30 às 17h. Nos domingos com atividades para público, o funcionamento é a partir de duas horas antes do horário de início do espetáculo.