logo
Livro “Os currais da fome e o campo de concentração do Açude do Patu” é lançado nesta quarta-feira (12)
A obra traz à tona acontecimentos importantes sobre os bastidores de gritos por justiça e igualdade social na época da seca no Ceará
Mulher segurando livro. Foto: Freepik
12/04/23 9:24

Será lançado, nesta quarta-feira, (12), o livro “Os currais da fome e o campo de concentração do Açude Patu”, de autoria do professor Adriano Rodrigues Bezerra. O evento acontece às 18h, no Teatro Nadir Saboya (Rua 8 de Setembro, 1331 – Varjota).

A obra traz um relato histórico, econômico e social sobre a Grande Seca e os Campos de Concentração do Ceará ao longo da história, com ênfase no Campo do Patu, situado em Senador Pompeu, localizado a cerca de 266 quilômetros de Fortaleza. Além de retratar como funcionava o cotidiano dos Campos, o livro conta quais eram as ações do Governo Getúlio Vargas para conter a chegada dos flagelados que tentavam sobreviver à seca do sertão fugindo para a capital.

“Diferente dos campos nazistas, edificados para demostrar uma suposta primazia racial ariana, os campos aqui erigidos tinham o propósito de enclaustrar as legiões de miseráveis que estavam padecendo frente ao flagelo da seca”, explica o educador, que há 30 anos se dedica a estudar sobre a temática e já soma sua terceira obra sobre o assunto.

Adriano Rodrigues Bezerra é natural de Senador Pompeu. É formado em Direito, História e tem pós-graduação no ensino de Geografia e Filosofia. Professor da rede privada de ensino há 25 anos, tem vasta experiência em pré-vestibular. Foi um dos primeiros pesquisadores do estado – e o primeiro de Senador Pompeu – a tratar sobre a temática Campos de Concentração no Ceará.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade