O cantor Latino chamou atenção nas redes sociais nesta semana ao falar sobre autismo e foi detonado por comparação sobre fases do artista e foi criticado por organizações sociais.

No comentário o cantor comparou as “fases do artista” com o autismo. A fala foi ar durante entrevista no podcast Cortes da Inteligência de Rodrigo Vilela.

A fala, provocou revolta entre pais e membros de organizações sociais. A assessoria de imprensa do cantor não se manifestou até a publicação desta nota. O espaço permanece aberto.

“O artista tem quatro fases e eu falo isso para todo mundo. A primeira fase é a humildade, onde o cara fala com todo mundo e o mais simpático do mundo. Vem a segunda fase que é a euforia. O artista entra em euforia e quer estar em todos os lugares […] Depois disso, ele entra na fase do autismo. O autismo é o que muitos políticos têm que não quer ouvir ninguém. Ele se fecha no mundo dele e não quer ouvir ninguém, não ouve empresário, não ouve gravadora e ele está autista. A quarta fase é a fase mais triste do artista que é quando ele cai na real”, disso o cantor, durante a conversa.

A página O Autismo Nas Pontas Dos Pés, que é administrada por Elianar, mãe de uma criança de 5 anos diagnosticada com autismo, criticou o comentário do cantor. “Não sei se o que senti foi raiva, nojo, revolta ou tristeza. Logo você, Latino. Eu gostava de você, cara! E se você não consegue enxergar nada demais na fala do Latino é porque você é tão capacitista quanto ele”, começou Elianar.

E completou: “Todos os dias nos deparamos com falas como essas, de artistas, de políticos, de gente que se apropria do termo ‘autismo/autista’ para fazer mer**. É uma luta incansável contra o capacitismo e o preconceito. Mas não vamos desistir. Eu gostaria que todos fossem lá no direct da página oficial do Latino, não para ofendê-lo, nem o desrespeitar, nem para cancelá-lo. Mas para dizer a ele que ele pode usar outros termos para fazer a analogia dele”.