Inteligência Artificial ajuda a combater o desperdício de alimentos
A inovação foi lançada pelo pelo projeto Pacto Contra a Fome
Homem com celular na mão.
31/10/25 14:52
Desde 29 de setembro, quando é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, o Pacto Contra a Fome realiza uma nova campanha nacional contra o desperdício. Com a ginasta Rebeca Andrade como destaque, a iniciativa traz duas inovações desenvolvidas em parceria com a agência Africa Creative: o Desperdiçômetro e a TIA Contra a Fome, uma inteligência artificial via WhatsApp.
Participe do grupo da Plus FM no WhatsApp

A TIA funciona como assistente virtual, oferecendo dicas práticas para evitar o desperdício e sugerindo receitas criativas com os ingredientes disponíveis em casa. Já o Desperdiçômetro mostrará, em tempo real, a quantidade de alimentos desperdiçados durante atividades cotidianas, chamando atenção da população para a dimensão do problema em espaços públicos nas principais cidades do país.
De acordo com Juliana Plaster, codiretora executiva do Pacto Contra a Fome, o objetivo é inspirar hábitos mais sustentáveis e mobilizar a sociedade. A campanha ainda inclui ativações em várias regiões do Brasil, filme publicitário e conteúdos digitais.
Inscreva-se no canal da Plus FM no Telegram
Dados do Pacto Contra a Fome indicam que o Brasil perde ou desperdiça 55 milhões de toneladas de alimentos por ano, enquanto 64,5 milhões de pessoas vivem em insegurança alimentar. Segundo o PNUMA, cada brasileiro joga fora cerca de 77 quilos de comida anualmente — o que representa um custo de R$ 1.603 para uma família de três pessoas.
Publicidade
Recomendadas para você
Publicidade
Publicidade