Foto: Divulgação

A Globoplay, principal plataforma de streaming do Grupo Globo, anunciou, neste domingo (22), que vai reduzir a qualidade dos seus vídeos durante esse período de quarentena pelo qual o país está passando. A medida começa a valer a partir desta segunda (23) e também afetará as outras plataformas do grupo, como o G1, o Globoesporte.com e a Globosat Play. 

Com seus usuários passando mais tempo em casa, tentando se proteger do novo coronavírus, a plataforma viu o número de acessos crescer muito e isso acendeu o sinal de alerta. “A decisão foi tomada após a observação de um grande crescimento nas curvas de consumo da Internet brasileira, como consequência do isolamento das famílias em suas residências. Medidas semelhantes já foram tomadas na Europa. A Globo espera que, no Brasil, seu movimento seja acompanhado por outros provedores de serviços na Internet, especialmente os de streaming”, afirmou a empresa em um comunicado oficial.

Durante esse período, que tem início nesta segunda (23), os perfis de resoluções mais altas, como 4K e Full HD (1080p), serão temporariamente suprimidos. A maior resolução para conteúdos ao vivo e em VOD (Vídeo Sob Demanda) será a HD (720p). Com a medida, um capítulo de novela com 60 minutos de conteúdo em Full HD, que consumia 2,5 Gb, passará a requerer 1,2 Gb. Uma economia de dados de 52%.