Foto:Secult/CE

Já tradição no calendário cultural da cidade, desta vez, devido ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus COVID-19, o Ecléticos Livre Festival comemora cinco anos e oferece uma programação online que irá ao ar nos próximos dias 25/09, 02, 09 e 16/10, no canal do Youtube da WM Cultural.  O festival tem o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato), realização da WM Cultural em parceria com a Enel Distribuição Ceará e promoção O Povo e NovaBrasil FM Fortaleza, que neste mês de setembro comemora 3 anos.

Com o tema “Música feat Natureza”, o festival faz uma alusão aos espaços que sempre ocupou na cidade nesses cinco anos: o Parque do Cocó (Anfiteatro e Adail Barreto), ressaltando valores como a Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, pois desde a primeira edição, o projeto prioriza em sua programação ações como coleta seletiva de resíduos, distribuição de mudas, disponibilização de transporte gratuito saindo dos CUCAS, atividades formativas, entre outras.

Ao todo, o festival mobilizou um público de 46 mil pessoas, o que dá uma média de 11,5 pessoas por edição e, já incluindo as atrações de 2021, somamos 27 artistas regionais e 22 de outros estados.  E, de acordo com o idealizador do festival, o gestor e produtor cultural William Mendonça, para esta edição especial online, além do encontro de grandes artistas, o formato prevê a segurança sanitária necessária e pretende gerar impacto para a economia criativa regional. “Nesta edição comemorativa estamos propondo um encontro sonoro poético de grandes artistas com históricos diversos, territórios diferentes e autorais em seus universos. Nos reinventamos no formato diante do momento de pandemia em que vivemos. Com todas medidas de biossegurança e com a meta de impulsionarmos a economia criativa, geramos um conteúdo artístico plural. Escolhemos o THEATRO JOSÉ DE ALENCAR para ser nosso território de atuação para que do “coração de Fortaleza” essa energia chegasse para todo brasil. Que seja uma renovação e uma festividade com todes em casa e com a cadeia produtiva cultural sendo enaltecida”, pontua William Mendonça.

Gravado no Mirante da praia Taíba, ao pôr do sol e no  Theatro José de Alencar,   templo artístico cearense, o festival traz artistas regionais e de outros estados como a Banda Dunarey (Taíba – CE), Isabela Moraes (PE) + Bruna Ene (CE)  , Mel Mattos (CE),  Tiê (SP),  Luiza Nobel (CE) e  Alice Caymmi (RJ), além de uma programação formativa voltada para a classe artística com o painel “Economia Criativa em Tempo de Pandemia: Criação e Empreendedorismo” e dois podcast’s com os temas “Espaços de Ocupação Criativa na Web” e Cultura e Resistência.

Todas as ações terão acesso facilitado, classificação etária livre e gratuita. A democratização acontece também com a presença de ferramentas de acessibilidade no espaço de execução e nos produtos culturais apresentados.