A 13ª edição do Comida di Buteco, em Fortaleza, deu o título de melhor boteco da capital ao Sertão Xique Xique, bar localizado no bairro Itaperi, que participa pela 3ª vez da disputa e que ganhou, no ano passado, o 3º lugar da competição. Com o título e a faixa de campeão em mãos, o estabelecimento irá disputar a etapa nacional e concorrer também ao título de melhor boteco do Brasil com os 27 campeões dos outros circuitos do concurso. O vencedor nacional deve ser anunciado em julho.

Participe do grupo da Plus FM no WhatsApp

O petisco “Desconstrução Nordestina”, formado por croquetes preparados com massa de macaxeira saborizada com molho de cupim e ervas e recheio de cupim desfiado e queijo, ganhou a preferência do público e dos jurados, que foram a campo durante o mês de abril para saborear as iguarias dos participantes e analisar outros diversos requisitos para escolher o vencedor da edição.

Inscreva-se no canal da Plus FM no Telegram

A disputa foi acirrada e envolveu outros 21 concorrentes espalhados por toda a cidade. O anúncio do campeão e dos 2º e 3º lugares ocorreu na noite desta terça-feira (21), no evento de premiação sediado pelo Hotel Sonata de Iracema.

Carla Fabiana, uma das proprietárias do Sertão Xique Xique e criadora do petisco que consagrou o boteco como o campeão deste ano, explicou a ideia para a concepção do prato. “A gente quis trazer um drama, uma experiência para esse petisco. A gente quis que realmente o cliente visse os insumos que foram utilizados e que ele visse o petisco construído e depois totalmente desconstruído e finalizado na mesa. Foi um recorde de vendas e vai continuar no nosso cardápio”, comemora a empresária.

Prato Desconstrução Nordestina, do bar Sertão Xique Xique. Foto: Alana Almeida

O segundo lugar da etapa local ficou com o Delícias do Pará, do bairro Papicu, seguido, em terceiro, pelo Varandão da Vila, localizado na Parangaba. Sem ingredientes obrigatórios, os donos de boteco tiveram de exercer ainda mais a criatividade na preparação dos petiscos concorrentes. Mesmo não tendo levado o título, eles comemoram a participação no concurso e os frutos da disputa.