Foto: Divulgação

Segundo a máxima popular, não é preciso motivos para beber um bom vinho. Porém, degustar uma boa taça em dias frios, dá ainda mais sabor à bebida. Seja nas reuniões familiares, com amigos, sozinho ou nos encontros românticos, a bebida harmoniza perfeitamente com pratos típicos do inverno, como risotos, carnes, massas, fondues e até sopas. É um bom acompanhamento para esquentar e animar a noite.

No Ceará, os ventos e a quadra chuvosa que inicia, oficialmente, em fevereiro, esfriam o clima. As opções de vinhos estampam as prateleiras. Na delicatessen do Villa Padoca, o destaque da adega são os do tipo branco e tintos, que lideram a preferência no inverno. O complexo gastronômico, nas quintas-feiras, conta com desconto de 30% para os rótulos consumidos no local, e 15% para quem preferir levar a garrafa.

Listamos ainda três motivos para tomar um vinho no período que se aproxima. Confira:

Combinações gastronômicas

“Neste período do ano, a principal bebida quando se pensa em combinações gastronômicas sem dúvidas é o vinho”, destaca o gerente de operações do Villa Padoca, Marco Jorge. Seja com pizza, churrasco, uma carne do tipo maminha ou fraldinha, a harmonização resulta em uma boa pedida.

Aquece o clima

Ingerir certa quantidade de vinho é o suficiente para sentir uma sensação de aquecimento no corpo. A explicação é porque a bebida aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo o sangue fluir pelas artérias mais facilmente, provocando perda de calor e causando o aquecimento da periferia do corpo. “Embora seja só uma sensação, a experiência de tomar vinho nos dias frios é ainda mais agradável”, explica. “No Villa Padoca, o cliente tem a opção de tomar sua taça na delicatessen ou no boteco, curtindo uma programação musical de quinta a domingo”, acrescenta.

Faz bem à saúde

O que não é segredo para ninguém são os benefícios do vinho. Vários especialistas afirmam que consumo da uva, seja como fruta, suco ou vinho, é benéfico na prevenção, proteção e no combate de doenças, principalmente as cardiovasculares e renais. Além disso, ele retarda o envelhecimento, evita doenças nos ossos e proporciona uma infinidade maior de benefícios.