Um vídeo divulgado pela Flotilha Global Sumud mostra o instante em que a embarcação Grande Blu, que seguia em missão humanitária à Faixa de Gaza, foi interceptada pela Marinha de Israel. Nas imagens, a deputada federal Luizianne Lins (PT) aparece sentada no convés, usando colete salva-vidas e com as mãos levantadas, junto aos demais tripulantes.

Participe do grupo da Plus FM no WhatsApp

Assista ao vídeo:

A operação ocorreu nesta quarta-feira (1º) e resultou na apreensão da flotilha, que transportava alimentos e medicamentos. O barco em que Luizianne estava reunia dez ativistas de nove nacionalidades. Até o momento, não há informações oficiais sobre o paradeiro da parlamentar.

Inscreva-se no canal da Plus FM no Telegram

Autoridades brasileiras reagiram ao episódio. Camilo Santana (PT), ministro da Educação, afirmou ter conversado com o chanceler Mauro Vieira e com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos). O governador Elmano de Freitas (PT) pediu apoio ao Governo Federal.

A delegação brasileira que participa da Flotilha é formada por 17 integrantes. Ao todo, mais de 500 pessoas, de diferentes nacionalidades, se uniram ao protesto que se identifica como uma ação pacífica e não violenta contra o genocídio em Gaza.