Com a internet via satélite, o Aprender Conectado avança na missão de levar conectividade de alta velocidade a 38 mil escolas públicas de ensino fundamental em todo o país. Até agora, já são 1.107 unidades conectadas, beneficiando diretamente mais de 38 mil estudantes de comunidades isoladas. No total, serão 4.160 escolas atendidas com essa tecnologia.

Participe do grupo da Plus FM no WhatsApp

A região Norte concentra a maior parte das conexões, com 795 escolas contempladas, seguida por outras regiões: 79 no Sul, 48 no Sudeste, 16 no Centro-Oeste e 8 no Nordeste. Enquanto a fibra ótica já conecta mais de 9 mil escolas no Brasil, o satélite permite acesso em áreas onde a infraestrutura terrestre não chega.

Inscreva-se no canal da Plus FM no Telegram

Para Flávio Santos, diretor geral da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), responsável pela execução, o impacto vai além da instalação de equipamentos. “A tecnologia via satélite é essencial para superar barreiras físicas e levar internet a escolas isoladas, oferecendo aos alunos e professores ferramentas de aprendizado digital que de outra forma seriam inalcançáveis”, afirma.