Corridas de rua crescem e reforçam atenção à saúde do coração
Especialistas destacam a importância de passar por avaliação médica antes de iniciar ou intensificar atividades físicas

Pessoas participando de uma corrida de rua. Foto: Divulgação
04/07/25 10:55
O Brasil vive um verdadeiro boom das corridas de rua. Só em 2024, mais de 2,8 mil eventos foram realizados no país, de acordo com a Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor e a agência Esporte & Negócio – um crescimento de 29% em relação ao ano anterior. Esse avanço acompanha a tendência global e faz do Brasil o segundo país com mais atletas registrados na Strava, plataforma digital focada em atletas e pessoas ativas, que oferece ferramentas para rastrear, analisar e compartilhar atividades físicas, superando a marca de 19 milhões de praticantes.
Participe do grupo da Plus FM no WhatsApp
Especialistas reforçam a necessidade de avaliação médica adequada antes do início ou da intensificação das atividades. A atenção especial ao coração deve ser a prioridade, tanto para iniciantes quanto para atletas de alto rendimento.
Fernando Medeiros, cardiologista do Hospital São Raimundo (HSR), referência em cardiologia, faz um alerta. “O aumento da prática esportiva, especialmente em modalidades como a corrida de rua, pode sobrecarregar o coração, principalmente em pessoas que desconhecem condições cardíacas pré-existentes. Além disso, o uso de medicamentos e suplementos sem orientação médica eleva ainda mais os riscos de complicações graves durante a atividade física. Por isso, o check-up cardiológico é fundamental: é ele que identifica fatores de risco silenciosos e garante uma prática esportiva realmente segura para todos, dos iniciantes aos atletas de alto rendimento”, explica.
Inscreva-se no canal da Plus FM no Telegram
O olhar preventivo também é defendido pelo educador físico Rossman Cavalcante, que acompanha de perto a preparação física de atletas e interessados em iniciar na corrida. “Cuidar da saúde é o primeiro passo para o sucesso esportivo. O acompanhamento médico e uma avaliação individualizada permitem um treino mais seguro e eficiente, evitando paradas por lesões ou riscos desnecessários ao coração”, afirma.
O crescimento das corridas de rua inspira e movimenta milhares de brasileiros, mas deve vir acompanhado de responsabilidade. Realizar exames periódicos, principalmente o check-up cardiológico, é o caminho para garantir não só performance, mas segurança e qualidade de vida para todos os apaixonados pelo esporte.
Publicidade
Recomendadas para você
Publicidade
Publicidade