Instituto Pacto Contra a Fome lança campanha “Comida Boa É Na Boca e Não na Boca do Lixo”
Em setembro é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar

Pessoa comendo marmita. Foto: Freepik
11/09/24 13:24
O Pacto Contra a Fome lançou, neste mês de setembro, uma ampla campanha nacional a favor da redução do desperdício de alimentos. A campanha abre o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar (29/09), data estabelecida pelas Nações Unidas, e busca conscientizar a sociedade sobre as consequências do desperdício de alimentos para a segurança alimentar e o meio ambiente.
Participe do grupo da Plus FM no WhatsApp
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE, o Brasil registrou, em 2023, 64 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo 8,7 milhões em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, fome.
Inscreva-se no canal da Plus FM no Telegram
“Os dados mostram que temos um percentual de 4,1% dos domicílios brasileiros que vivem em insegurança alimentar grave. Esse dado pouco mudou de 2018 para cá mostrando a importância de trabalharmos de forma coletiva, atacando os problemas estruturais que temos no Brasil e que impossibilitam que a fome desapareça de forma permanente”, explicou Maria Siqueira, diretora de Políticas Públicas e Projetos do Pacto Contra a Fome.

O desperdício de alimentos contribui para a fome uma vez que causa impactos ambientais, agravando a crise climática, e encarece ainda mais o preço dos produtos. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), de 8% a 10% da emissão global de gases de efeito estufa é consequência do desperdício de alimentos. Além disso, ⅓ das terras agrícolas do planeta são usadas para produção de alimentos que não chegarão ao prato.
A campanha conta com ações que vão de comerciais na TV a ativações nas principais cidades do país e o lançamento do Guia “Lugar de comida é no prato”. A música, escrita por Jair Oliveira, da S de Samba, foi especialmente criada para acompanhar a campanha.
Além da campanha, o Pacto Contra a Fome publicará um manifesto em veículos de comunicação. Intitulado “Um ano a menos”, o documento pontua a grandiosidade dos números da insegurança alimentar e do desperdício de alimentos no Brasil e a necessidade da atuação coletiva para combater esses males até 2030, data limite estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).
Publicidade
Recomendadas para você
Publicidade
Publicidade