Imagem: Divulgação Secult/CE

Porto Dragão lança inscrições para programa de Residências e Intercâmbios com foco nas artes visuais

Artistas do Nordeste podem se inscrever até 08 de outubro. Programa com vagas limitadas e duração de quatro meses.

O Centro Cultural Porto Dragão por meio da Secretaria da Cultura do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, através do programa Hub Cultural do Ceará, anuncia a convocatória do programa de Residências e Intercâmbios, do eixo com foco nas Artes Visuais/Visualidades Contemporâneas na edição 2021/2022. As inscrições seguem abertas até 08 de outubro e podem ser acessadas em bit.ly/residenciaseintercambios2021

A seleção oferta 04 vagas para a região Nordeste com bolsa, sendo 03 vagas para artistas cearenses e 01 vaga para artista nordestino. Com duração de 04 meses, entre Outubro de 2021 a Janeiro de 2022, a metodologia prevê encontros virtuais e presenciais seguindo os seguintes eixos principais: deslocamento, criação e compartilhamento de metodologias. Mais informações sobre a metodologia podem ser conferidas na minuta do programa, disponível no mesmo link para inscrição.

O programa Residências e Intercâmbios apresenta-se como uma oportunidade que busca criar diálogos entre profissionais do campo da arte. A partir de uma perspectiva de descentralização e imersão em organizações culturais, pretende-se questionar e explorar os modos de fazer arte, fortalecendo o intercâmbio cultural. Espera-se que com a primeira edição do programa, se possa democratizar o acesso às ferramentas e redes da arte e cultura, além de fortalecer práticas artísticas contemporâneas em ambientes de formação, criação e difusão.

CULTURA EM REDE: EQUIPAMENTOS PARCEIROS

Idealizado pelo Porto Dragão, o programa Residências e Intercâmbios surge de uma grande engrenagem criativa. Além de motivar a imersão e troca entre artistas, outros 03 equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará atuam em rede nesta iniciativa. Somam-se em parceria os equipamentos Sobrado Dr. José Lourenço, Escola Porto Iracema das Artes e Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Cultural Dragão do Mar, que colaboram no desenvolvimento de criações e pensamentos, integrando o circuito cultural e compartilhando percursos e experimentações para ambientes transdisciplinares no campo das artes visuais.

O propósito desta ação em rede é possibilitar um espaço colaborativo que fortaleça a construção de novas perspectivas, a partir das quais possam ser reavaliados e reinterpretados os territórios e fronteiras artísticas, especialmente naquilo que diz respeito aos processos históricos ligados às construções identitárias, linguísticas, sociais e culturais.

SOBRE O CENTRO CULTURAL PORTO DRAGÃO

Fora ou dentro da caixa, atravessado pela pluralidade de gente, ideias e territórios, o Centro Cultural Porto Dragão busca as experimentações, as tecnologias e as ferramentas sociais e digitais que podem – e devem – agregar à Arte. Através do Hub Cultural do Ceará, programa híbrido e inovador, potencializa projetos artísticos através de assessorias, formações, consultorias e parcerias traçadas. O Centro Cultural Porto Dragão desenvolve programas de formação e fruição cultural que valorizam os processos criativos e apresenta-se como um ambiente de impulsionamento de projetos artísticos e de produção de conteúdo, oferecendo ao público uma programação cultural. Seus conteúdos podem ser conferidos no Youtube.com/PortoDragao.

SERVIÇO

Programa “Residências e Intercâmbios”

Inscrições abertas até 08 de outubro de 2021

Mais informações e ficha de inscrição: bit.ly/residenciaseintercambios2021